LCI: opção para diversificar seus investimentos

LCI: opção para diversificar seus investimentos
LCI: opção para diversificar seus investimentos

Investir é uma das melhores formas de fazer o dinheiro trabalhar para você. Pra quem busca segurança e estabilidade, os investimentos em renda fixa podem ser uma ótima alternativa. Dentre as opções disponíveis no mercado, a LCI (Letra de Crédito Imobiliário) vem se destacando como uma possibilidade para diversificação da carteira.

Entre outras razões, a LCI tem ganhado os corações e as carteiras dos investidores porque oferece um benefício fiscal importante: é isenta de Imposto de Renda.

O que é e como funciona a LCI?

LCI significa Letra de Crédito Imobiliário. É um tipo de investimento em renda fixa, bastante popular no Brasil. As LCIs são títulos emitidos por instituições financeiras, como cooperativas de crédito, com o objetivo de captar recursos para o financiamento do setor imobiliário.

Ao investir em uma LCI, você empresta dinheiro para a instituição em troca de uma remuneração. A rentabilidade costuma ser atrelada a indicadores como o Certificado de Depósito Interbancário (CDI) ou o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Quais são as características principais da LCI

É válido reforçar que a letra de crédito imobiliário (LCI) é uma modalidade de investimento em renda fixa que tem como lastro créditos imobiliários. Após compreender o que é uma LCI, é importante conhecer suas principais características. A seguir, confira as particularidades da aplicação.

A primeira característica a ser compreendida é a rentabilidade. No Sicredi, por exemplo, a rentabilidade é pós-fixada. Na modalidade, a LCI é atrelada a um índice, geralmente o Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

A LCI é assegurada pelo Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) . Ou seja, se instituição na qual você investiu quebrar, o FGCoop garante o pagamento do valor até o limite de até 250 mil reais por CPF.

Quais são as vantagens de investir em uma LCI?

Além da segurança e rentabilidade, a LCI é uma opção interessante para quem busca diversificar sua carteira de investimentos. Além disso, a LCI tem liquidez pode passar a ser diária após o vencimento da carência, definida na hora da contratação. Esse é o formato adotado pelas LCI’s no Sicredi. Ou seja, passado o período de carência, você pode resgatar o seu dinheiro a qualquer momento.

Mais uma das principais vantagens da LCI é que ela é isenta de Imposto de Renda para pessoas físicas residentes no Brasil. Isso contribui para tornar o investimento mais atrativo, especialmente em comparação com outras opções de renda fixa que são tributadas.

Quando vale a pena investir em LCI?

A LCI pode ser uma boa opção para quem busca um investimento para diversificação da carteira, com a segurança da renda fixa e busca rendimentos, especialmente, a médio prazo. No Sicredi, você pode investir em LCI a partir de R$ 1.000,00 e contar com a segurança e solidez da primeira instituição financeira cooperativa do Brasil.

Agora que você já sabe como funciona a LCI, quer conhecer e investir nas opções do Sicredi?

Abra sua conta

Compartilhe