História

Há 40 anos, pela visão empreendedora e cooperativista de 26 produtores rurais, nascia a Cooperativa de Crédito Rural de Sarandi - Credisal, que, mais tarde, passou a se chamar Sicredi Região da Produção RS/SC/MG.

História
1983

 

Uma história que começou em julho 1983 na cidade de Sarandi/RS, quando um grupo de 26 agricultores decidiu unir forças e fundar a cooperativa visando criar uma alternativa às instituições financeiras convencionais, com atenção especial às necessidades dos pequenos produtores para impulsionar o desenvolvimento rural da região.

Mesmo diante das dificuldades e dos desafios daquele período, o segredo do sucesso para que a cooperativa prosperasse sempre foi o tratamento diferenciado e o cuidado com as pessoas, tanto associados quanto colaboradores.

1992

Em 1992, assume a presidência Saul João Rovadoscki, ano em que é adotada oficialmente a marca Sicredi. Assim, a Credisal passa a se chamar Cooperativa de Crédito Rural Sarandi - Sicredi Sarandi.

Ainda em 1992, houve uma reestruturação interna da Sicredi Sarandi para expandir sua atuação para outros municípios da região que estavam reivindicando a presença da cooperativa, e para viabilizar repasses de crédito rural.

1993

Diante do avanço e do crescimento da cooperativa, surgiu a necessidade de abertura de novas unidades de atendimento, para que a cooperativa pudesse se tornar ainda mais próxima das comunidades. Assim, a partir de 1993, a cooperativa iniciou um processo de abertura de novas unidades de atendimento em toda a região. A primeira agência aberta fora de Sarandi foi no município de Constantina (RS).

Um fato marcante da segunda década de Sicredi Sarandi foi a organização do quadro social, constituído por Núcleos e coordenado por casais-líderes, que ajudavam a divulgar e fomentar o desenvolvimento da cooperativa nas comunidades da região.

Foi uma força-tarefa para montar os Núcleos. Começamos pelos municípios de Sarandi, Constantina, Nonoai e Nova Boa Vista, onde estávamos abrindo agências. Tivemos 100 reuniões em quatro meses nas comunidades do interior para formar os Núcleos, representados por casais-líderes. Nos anos seguintes, fizemos vários seminários com os casais de coordenadores visando estimular o conhecimento sobre a importância de uma organização cooperativa e da sua atividade dentro do agronegócio. 

Uma das mais importantes conquistas para o cooperativismo de crédito que tiveram impacto sobre nossa cooperativa aconteceu em 1996, quando foi constituído o primeiro banco cooperativo do Brasil, o Banco Sicredi, o qual passou a ser o nosso braço financeiro perante o sistema econômico nacional. Além disso, foi o início do processo de autonomia das cooperativas de crédito do Sicredi, já que o Banco Sicredi passou a fazer a compensação no próprio sistema, também viabilizando outras linhas de crédito rural para os associados.

2004

Em 2004, a Livre Admissão autorizada pelo Banco Central marcou o início da expansão da Cooperativa, acompanhando a evolução do Sistema Sicredi. A partir desse ano, todas as pessoas jurídicas e físicas, urbanas e rurais, tiveram a possibilidade de associar-se.

Essa ampliação de público e de economias é que marcam o ritmo de crescimento, de resultados e de atividades da cooperativa, que passou a chamar-se Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados da Região da Produção – Sicredi Região da Produção.

2005

Em 2005, a cooperativa iniciou suas atividades no Estado de Santa Catarina, com a inauguração da primeira unidade de atendimento no município de Chapecó.

2019

Em 2019, iniciou sua expansão para o Estado de Minas Gerais, com a inauguração da primeira agência em Sete Lagoas.

No mesmo ano, começamos a trabalhar a gestão pelo propósito “Agregar renda e melhorar a qualidade de vida do associado e da sociedade”, a fim de reforçar os princípios do cooperativismo e nos fortalecermos nas nossas origens.

Os conselheiros entenderam que havia necessidade de evoluirmos na forma de gestão da cooperativa pelo propósito, e os nossos diretores passaram a trabalhar com a equipe de colaboradores guiados por esse novo modelo.

2023

Estamos constantemente em busca de ampliar parcerias. Reflexo disso é a criação de diversos programas sociais, que contribuem para a geração de emprego e renda nas comunidades. O crescimento da cooperativa possibilitou implementar 15 programas sociais em nossa área de atuação, voltados a educação, formação, desenvolvimento e fundo social, educação financeira, cooperativas escolares, entre outras frentes.

Hoje, somos mais de 80 mil associados fomentando o crescimento regional e transformando a comunidade. Aqui os associados têm voz e participam das principais decisões, pois são donos do negócio e protagonistas da nossa evolução. Acreditamos que quando você cresce, nós crescemos também e que, juntos, fazemos o mundo prosperar!

Seja um associado Sicredi

Já somos mais de 7 milhões de pessoas crescendo juntas em todo o Brasil.

Seja um associado Sicredi