A Governança Corporativa pode parecer complicada, mas o conceito é simples: é a forma como as empresas são geridas, monitoradas e incentivadas, envolvendo a interação entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e outras partes interessadas.
As boas práticas de governança corporativa alinham os interesses para preservar e aumentar o valor econômico da organização a longo prazo, facilitando o acesso a recursos e melhorando a qualidade da gestão, a longevidade da organização e o bem comum.
Quais são os 4 princípios da governança?
Transparência: Consiste em disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam do seu interesse, e não somente as impostas por leis ou regulamentos.
Equidade: Tratamento justo e isonômico de todos os sócios e demais partes.
Prestação de contas: Os agentes da governança devem prestar contas de sua atuação de forma clara, concisa, compreensível e tempestiva, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis.
Responsabilidade Corporativa: Os agentes de governança devem zelar viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais, no curto, médio e longo prazo.
Nossa Cooperativa
A Sicredi Região da Produção é uma das mais de 100 cooperativas do Sistema Sicredi. Ela adota boas práticas de governança com transparência, gestão democrática e participação dos associados nas decisões. A cooperativa oferece produtos e serviços completos, tem controles de risco rigorosos e auditorias, e processos ágeis e econômicos.
O modelo de governança do Sicredi apoia o crescimento mantendo a essência do cooperativismo. Vamos entender:
Conselho de administração: executa propostas aprovadas na Assembleia Geral e direciona a parte estratégica da cooperativa.
Conselho fiscal: fiscaliza a gestão financeira, contábil e administrativa.
Diretoria executiva: responsável por executar os objetivos estatutários e cumprir as diretrizes estabelecidas pelo Conselho de Administração, bem como executar planos, metas e estratégias.
Coordenadores de núcleo: responsáveis pela comunicação com os associados, além de serem os representantes deles nas Assembleias e outros momentos.
Nossa cooperativa também investe em programas de formação, educação e inclusão para garantir a sustentabilidade e preparar líderes para o futuro.
Como é o caso do CoordenAção, programa de formação dos Coordenadores de Núcleo que aconteceu no último mês, trabalhando crédito, gestão de pessoas, patrocínios, negócios e propósito e governança.