Entenda os impactos da queda da Selic sobre investimentos

Entenda os impactos da queda da Selic sobre investimentos
Entenda os impactos da queda da Selic sobre investimentos

Em um momento de início de ciclo de queda da taxa básica de juros, surgem dúvidas sobre como serão os cenários econômicos para os próximos meses. A Taxa Selic baixou de 13,75% para 13,25% ao ano, percentual definido nesta semana pelo Comitê de Política Monetária (Copom).
Apesar de passar pela primeira redução em três anos, a Selic continua em patamar elevado e, portanto, favorável para fazer o dinheiro render em investimentos financeiros. Quando está em alta – acima de 10% ao ano –, ela estimula que as pessoas guardem dinheiro, a fim de diminuir o consumo no dia a dia para controlar a inflação e ter menos ajustes nos preços de bens e serviços.


Onde investir neste semestre
Diante das previsões de um declínio gradual da Selic pelo menos até o primeiro semestre de 2024, opções de investimento mais conservadoras – como o Recibo de Depósito Cooperativo (RDC) e os Fundos de Renda Fixa – se tornam atrativas a médio e longo prazo. É o que explica o gerente de Captação da Sicredi Região da Produção, Humberto Canova.
— As modalidades mais conservadoras têm potencial de rentabilidade com uma segurança maior, menor oscilação e um percentual significativo de ganhos para proteger, bem como fazer com que cresça, o volume investido. É um excelente momento para ampliarmos ainda mais o olhar sobre a diversificação da carteira. Por exemplo: investir uma parte do dinheiro em pré-fixados e travar agora o percentual contratado, e outra parte em pós-fixados, onde o recurso vai acompanhar a Selic, não menos interessante e mantendo o potencial de rentabilidade —, pontua Canova.

Acompanhe a entrevista completa aqui

Perfil do investidor precisa ser analisado
Para o gerente de Captação, não existe somente uma opção mais indicada para receber investimentos neste segundo semestre de 2023, no qual a Selic continua elevada. “É muito importante que a gente analise os objetivos de vida e o perfil do investidor, seja ele conservador, moderado ou arrojado. Mesmo com o cenário de queda da Taxa Selic nos próximos meses, temos perspectivas de manter os juros reais acima da média dos anos anteriores. Estamos traçando a nossa projeção de fechamento da Selic em 12% até o fim de 2023 e 9,5% para 2024. Lembrando que o Sicredi faz parte do Top 5 de projeções econômicas do Banco Central há seis anos consecutivos”, observa.

Descubra o seu perfil de investidor

Rentabilidade, segurança e solidez
Detentor de excelentes classificações nas principais agências de risco, o Sicredi tem um dos perfis de crédito mais seguros e menos arriscados, além de oferecer aos investidores a solidez de mais de 120 anos de história.
O Sicredi ainda consegue entregar rentabilidades acima da média do mercado por ser um sistema cooperativo, no qual o associado ganha participação nos resultados da sua cooperativa e contribui para o fortalecimento da economia local. Isso porque o dinheiro investido no Sicredi fica nas comunidades de atuação, sendo também aplicado em programas que incentivam o desenvolvimento social.

Conheça o Juntos pela Comunidade, que doa parte dos investimentos para entidades

Compartilhe