Entenda o que é Plano Safra e por que é essencial para todos nós

Entenda o que é Plano Safra e por que é essencial para todos nós
Entenda o que é Plano Safra e por que é essencial para todos nós

Não é sempre que a gente para pra refletir sobre a quantidade de produtos consumidos no dia a dia que têm origem no agro.

Comer um arroz com feijão e bife, beber iogurte, tomar aquele cafezinho…

Só de citar exemplos tão comuns que têm a ver com os alimentos que chegam às nossas mesas, já dá para entender por que esse é um assunto que não é de interesse somente dos produtores rurais. E a gente ainda nem citou outras áreas que dependem do agronegócio.

O agro é uma das principais atividades econômicas do Brasil, que ocupa posição de destaque como um dos principais países exportadores agrícolas do planeta. O governo federal divulgou que no primeiro trimestre de 2024, as exportações brasileiras do agronegócio somaram US$ 37,44 bilhões, recorde para o período, representando um crescimento de 4,4% em relação aos US$ 35,85 bilhões exportados entre janeiro e março de 2023.

Para impulsionar o crescimento do agronegócio, existe um plano para apoiar financeiramente os produtores com linhas de crédito especiais: é o Plano Safra.


O que é o Plano Safra?”

O Plano Safra é uma iniciativa elaborada pelo governo brasileiro para fortalecer o agronegócio do país. Trata-se de um plano anual que oferece linhas de crédito para impulsionar a produção agropecuária.

Com o Plano Safra, os agricultores recebem apoio para impulsionar o setor e garantir o abastecimento de alimentos, e, a cada ano, são definidos metas e diretrizes para atender às demandas e necessidades dos produtores rurais.

Primeira cooperativa de crédito do Brasil e da América Latina, o Sicredi existe há mais de 120 anos e está ao lado dos produtores rurais em todas as etapas de produção, sendo a segunda instituição financeira que mais repassa recursos do Plano Safra no país.

Como o Plano Safra contribui para a geração de emprego e renda e a sustentabilidade

O Plano Safra é muito importante para quem trabalha no campo porque ajuda a superar desafios e fomenta o desenvolvimento do agronegócio. Com ele, os agricultores têm acesso a linhas de crédito para investir em tecnologias, melhorar a produtividade e garantir a sustentabilidade de suas atividades.

Essa iniciativa reconhece a importância do setor agropecuário para a economia do país e busca proporcionar condições favoráveis para seu crescimento, além de incentivar os agricultores a produzirem mais, gerarem empregos e promoverem o desenvolvimento rural e o agronegócio.

Linhas de crédito do Plano Safra

No Plano Safra 2023/24, foram disponibilizadas diferentes linhas de crédito para auxiliar os produtores rurais. Podemos destacar o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), crédito para agricultura familiar, o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), destinado ao agronegócio de médio porte, e o Programa para Construção de Armazéns (PCA), para construir e ampliar armazéns rurais.

No Sicredi, nós temos as melhores soluções para apoiar o desenvolvimento do agronegócio que vão desde crédito e seguros até investimentos e consórcios, que atendem pequenos, médios e grandes produtores rurais.

Novo ano-safra

O Plano Safra 2024-25 está quase chegando.

Agora que você já sabe a importância dele no seu dia a dia, que tal compartilhar esse conteúdo com mais gente?

Protocole sua proposta de financiamento no Sicredi

Se você já é nosso associado e quer protocolar a sua proposta de financiamento, converse com seu gerente na sua agência Sicredi ou chama a gente no WhatsApp (51) 3358-4770.

E se você é do agro e ainda não é associado ao Sicredi, abra sua conta clicando aqui.

Compartilhe