Associado têm voz nas decisões e participação nos resultados da Cooperativa

Associado têm voz nas decisões e participação nos resultados da Cooperativa
Associado têm voz nas decisões e participação nos resultados da Cooperativa

Anota aí que já temos data para a Assembleia de 2024

Um dos sete princípios do cooperativismo é a gestão democrática. Na nossa cooperativa, cada associado tem direito a voz e voto nas decisões, através das Assembleias que acontecem todos os anos. Vem entender!

A assembleia é a oportunidade de o associado colocar em prática o seu papel de dono, afinal, quando ele se associa, ele compra uma parcela da cooperativa através da cota capital. E já temos a data da próxima!

Em 12 de março de 2024, a cooperativa Sicredi Região da Produção realizará a assembleia para apresentação dos resultados obtidos ao longo de 2023, assim como prestação de contas e discussão sobre o planejamento de ações e projetos previstos para este ano.

Essa é uma grande diferença que efetiva a participação dos associados – que, diferentemente das instituições financeiras tradicionais, são donos do negócio -, as assembleias promovidas pelas cooperativas que integram o Sicredi permitem que eles se envolvam no cotidiano de sua respectiva cooperativa de crédito, possibilitando a votação e decisão quanto aos rumos do negócio.

A Assembleia será no formato digital, através do Aplicativo do Sicredi. Tendo em vista o grande número de associados, que só na nossa cooperativa somam mais de 80 mil espalhados em 3 estados, após ouvir uma amostragem do quadro social, o Conselho de administração decidiu por manter no digital pois possibilita que independentemente de onde o associado esteja ele pode acessar o App e votar nas pautas bem como sanar suas dúvidas pelo chat.

Durante a apresentação, serão divulgados os resultados financeiros e o valor da distribuição deste, pois, no Cooperativismo de Crédito, quando a cooperativa tem resultado positivo o destino deste é definido em conjunto pelos associados. No ano passado os associados da cooperativa receberam mais de R$ 23 milhões de distribuição de resultados e a cooperativa investiu mais de R$ 3,5 milhões para ações e programas sociais.

Participe da assembleia e ajude a decidir a forma de distribuição dos resultados da Cooperativa, afinal cada associado tem participação e receberá a sua parte do valor.

Compromisso com o quadro social

As assembleias do Sicredi representam o compromisso da instituição financeira cooperativa de prestar contas aos associados. Elas são essenciais para tomar decisões em conjunto sobre os principais assuntos relacionados à cooperativa, além de proporcionarem um momento para o associado trazer sugestões, sanar dúvidas e votar nas pautas discutidas.

Anota aí então! Te esperamos!

Compartilhe