Analista econômico explica influência do agro sobre o mercado

Analista econômico explica influência do agro sobre o mercado
Analista econômico explica influência do agro sobre o mercado

Cenários econômicos para o agronegócio foram o tema de uma palestra promovida pela Sicredi Região da Produção RS/SC/MG na manhã deste sábado, 7 de outubro, durante a Efapi 2023, feira multissetorial de Chapecó (SC). Atualmente, o Sistema Sicredi é o segundo maior financiador do agronegócio no Brasil, por isso a cooperativa considera importante proporcionar espaços de conhecimento aos associados.

Com foco em insumos, grãos e pecuária de corte, o analista econômico do Banco Cooperativo Sicredi, Filipe Kalikoski, descreveu, na ocasião, fatores mundiais que influenciam nos preços pagos pelo produtor e de que maneira o setor impacta sobre as demais áreas da economia.

— Quando o agro vai bem, a gente tem uma série de outros setores e serviços que também terão bons resultados por consequência, é como se fosse um efeito cascata. Por exemplo, numa grande safra, temos muitos grãos que precisam ser escoados, então é mais frete que vai ser contratado, mais veículos comprados… E assim a economia vai girando —, esclareceu Kalikoski.

Durante o evento, associados do segmento agro puderam compartilhar experiências e tirar dúvidas sobre as projeções econômicas para o ano de 2024 com impactos no setor.

Compartilhe