O que sua inadimplência pode te custar? Você já ouviu falar sobre o score financeiro?

O que sua inadimplência pode te custar? Você já ouviu falar sobre o score financeiro?
O que sua inadimplência pode te custar? Você já ouviu falar sobre o score financeiro?

Se às vezes você fica pensando em como organizar suas finanças para melhorar seu relacionamento com a sua instituições financeira e de crédito, esse assunto merece sua atenção.


Vamos ver mais sobre o que é o score financeiro e como ele pode contribuir para que você tenha uma vida financeira mais tranquila.

Mas o que é o score financeiro?

O score financeiro é uma pontuação que reflete o histórico de crédito de uma pessoa ou empresa. Essa pontuação é atrelada ao CPF ou CNPJ e vai de zero a mil pontos. Quanto mais próximo de mil, melhor

Quanto maior o score financeiro, maior a probabilidade dessa pessoa ou negócio cumprir com os compromissos financeiros e, consequentemente, maiores poderão ser as chances de ter benefícios por ser um bom pagador.

Para que o Score financeiro é importante?

Para você que está se perguntando qual a importância do score financeiro em sua vida, ou já passou por situações de dificuldades na hora de conseguir um crédito, nós explicamos.

Ter um bom score financeiro pode proporcionar inúmeras vantagens, facilitando, e muito, o seu relacionamento com o mercado financeiro. Confira:

  • Aprovação de crédito: ter um bom histórico pode aumentar as chances de você conseguir aprovação em empréstimos financiamentos e até cartões de crédito. É como se esse score determinasse se você é ou não um bom pagador e se pode ter mais acesso a esses serviços.
  • Taxas de juros mais baixas: um score financeiro alto também confere uma maior possibilidade de negociação relacionada com taxas de juros, tornando os empréstimos e financiamentos mais acessíveis e econômicos.
  • Concessão de limites de crédito mais altos: além das vantagens acima, ter um bom score financeiro pode resultar na concessão de limites de crédito mais altos em cartões de crédito, proporcionando maior flexibilidade para suas compras.

Como é calculado e onde consultar o score financeiro?

Agora que você já sabe as vantagens, é importante saber onde consultar e como calcular esse histórico.

Para que os cálculos sejam feitos com eficiência, são considerados os seguintes fatores: histórico de pagamentos, volume de crédito utilizado, tempo de relacionamento com as instituições financeiras, entre outros.

E, para consultar o seu score financeiro, você pode utilizar os serviços de empresas especializadas em análise de crédito, pois esses dados não são públicos, e só empresas autorizadas ou os próprios titulares do CPF podem conseguirem essas informações.

Dicas para manter o score financeiro elevado

Você já percebeu que o score financeiro elevado é essencial para ter acesso a melhores oportunidades e condições no mundo das finanças. Que tal agora aprender algumas dicas valiosas para ter um bom score?

  • Pague suas contas em dia. Para isso, você pode colocar os pagamentos em débito automático evitando atrasos e pendências;
  • Em caso de solicitação de crédito, faça quando for realmente necessário, às vezes existem outras soluções que se enquadram mais com seu perfil.
  • E claro, é importante conhecer seu perfil financeiro para estruturar seus gastos. A educação financeira é seu aliado nesse caso.

Seguindo essas dicas, você estará no caminho certo para manter um score financeiro elevado e desfrutar de uma vida financeira mais saudável.

Não fique refém da inadimplência, são diversas maneiras muito eficientes que te ajudarão a estar em dia com as suas contas.

Se gostou da ideia do débito automático, nosso conteúdo abaixo te mostra como você pode incluir ele no seu App Sicredi.

Compartilhe