Selic em alta: O que Isso significa?

Selic em alta: O que Isso significa?

Selic em alta: O que Isso significa?

A taxa básica de juros da nossa economia, a Selic, continua a subir. Já são quatro meses em alta. A nova taxa foi definida na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central desta quarta-feira, 29 de janeiro, e ficou em 13,25% ao ano.

Esse cenário de juros elevados, principalmente devido a inflação acima da meta do Banco Central, traz oportunidades de bons investimentos em Renda fixa, ativos esses que oferecem maior segurança e rentabilidade.

O que quer dizer Selic em alta

Você já ouviu falar que a taxa Selic está em alta, mas não sabe exatamente o que isso significa?

A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Ela serve como referência para todos os outros juros no país, como os que você paga em empréstimos ou recebe em aplicações financeiras.

Dessa vez, ela está em alta e vai ficar assim até a próxima reunião do Comite de política monetária (Copom) do banco central, que acontece a cada 45 dias.

É nessa reunião que eles analisam a inflação e a economia para decidir se a taxa sobe, desce ou permanece estável.

Pra que ela serve?

A Selic serve principalmente para assegurar a estabilidade da economia e evitar descontrole de preços. Ela proporciona uma troca de recursos entre instituições financeiras.

Os economistas costumam dizer que a Selic define o custo do dinheiro, o ritmo do mercado e determina se haverá mais ou menos capital em circulação no país.