Juros voltam a subir após dois anos sem altas

Juros voltam a subir após dois anos sem altas

Juros voltam a subir após dois anos sem altas

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira, 18 de setembro, subir a Taxa Selic de 10,50% para 10,75% ao ano (a.a.). Foi a primeira elevação em dois anos.

Definida pelo Copom a cada 45 dias, a Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira e foi criada para controlar a inflação. No dia a dia, ela serve de referência para outras taxas de juros no país, tendo influência sobre o rendimento de aplicações financeiras, por exemplo, e os juros de empréstimos e financiamentos.

 

E o que muda se a Selic está alta ou baixa? A gente resume:

 

Quando a Selic está em alta:

  • Busca baixar ou estabilizar preços
  • Juros de cheque especial e do crédito de parcelamento aumentam
  • Favorece aplicações financeiras em renda fixa pós-fixadas, como RDC, LCA e LCI

 

Quando a Selic está em baixa:

  • Juros mais baixos para obter crédito
  • Inflação tende a subir
  • Pede diversificação das aplicações financeiras

 

Se quiser saber mais sobre a Taxa Selic, baixe grátis nosso infográfico, clique aqui

 

O momento então é favorável para...

Para quem busca fazer o seu dinheiro render, quando os juros estão altos, como agora, o momento é favorável para fazer aplicações financeiras em renda fixa pós-fixadas, como o Recibo de Depósito Cooperativo (RDC) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA).

Converse com nossos especialistas para investir o seu dinheiro

 

Como devem ficar os juros neste ano

Diante do cenário atual, o Sicredi projeta novas altas para a Selic, que deve encerrar 2024 em 11,25% ao ano, e 2025, em 11,50% ao ano, de acordo com o relatório Cenário Econômico para Setembro de 2024 da Asset do Sicredi.

 

Sabia que somos referência em projeções econômicas?

Pelo quarto ano seguido, estamos entre as instituições financeiras e consultorias econômicas que mais acertam projeções econômicas, segundo o Prêmio Broadcast.

Na edição mais recente, ocupamos a sexta posição na categoria Top Geral, do Prêmio Broadcast Projeções 2024, subindo três posições em relação ao lugar conquistado em 2023.

Na categoria Top Geral, são analisadas as estimativas da Selic, IPCA, IGP-M, câmbio, saldo da balança comercial, relação dívida líquida/PIB e PIB, encaminhadas por mais de 80 diferentes instituições que realizam, periodicamente, projeções de indicadores econômicos.

 

Buscamos o melhor para você

Além de aumentar nossa credibilidade no mercado, estar entre as instituições que mais acertam projeções econômicas demonstra nossa preocupação em ajudar nossos associados a tomarem as melhores decisões financeiras.

Seja qual for o momento econômico, conte com os especialistas do Sicredi!

Abra já sua conta