Você já passou pela situação constrangedora de tentar finalizar uma compra e descobrir que o cartão estava bloqueado? Espero que não.
A sensação de estar diante do caixa e ver a transação ser recusada pode ser desconfortável e frustrante. Mas não se preocupe, estamos aqui para ajudar com algumas orientações sobre como reverter as situações, ou como evitá-las. Alguns casos são resolvidos rapidamente, enquanto outros podem demorar mais, mas pelo menos você já sabe o que fazer.
Existem várias razões pelas quais seu cartão pode ser bloqueado ou suas transações recusadas. Conhecer essas situações pode ajudar a evitar ou resolver problemas rapidamente:
Tentativas de fraudes e golpes: Quando o sistema detecta atividades suspeitas, como tentativas de fraudes, o cartão pode ser bloqueado para proteger seu crédito e evitar que golpistas utilizem suas informações. Se o bloqueio ocorrer por engano, é possível reverter a situação entrando em contato com a instituição financeira.
Informações incompatíveis: Se você digitou dados incorretos ao finalizar a compra, como informações diferentes das registradas no sistema do cartão, isso pode levar à transação negada. Nesse caso, verifique seu cadastro e corrija qualquer erro para evitar novos bloqueios.
Limite de crédito ultrapassado: Se o valor da compra exceder o limite disponível no seu cartão, a transação pode ser negada. Se enfrentar essa situação, entre em contato com sua instituição financeira para negociar um aumento de limite.
Transações no exterior: Compras realizadas fora do seu país podem ser negadas, levando ao bloqueio do cartão se o sistema suspeitar que a transação não foi feita por você. Para evitar isso, antes de viajar, habilite no App Sicredi o uso do seu cartão no exterior ou entre em contato com o nosso atendimento.
Situações que tem soluções
Esperamos que você nunca passe por situações de bloqueio, mas caso isso aconteça, agora você já sabe o que fazer. Um bloqueio de cartão é apenas um pequeno desafio que pode ser facilmente resolvido com a abordagem certa.
Se tiver dúvidas sobre os limites do cartão, leia mais:
Esperamos que os nossos conteúdos sejam úteis e que, se você tiver um cartão, que ele nunca seja bloqueado. Mas se você ainda não tiver um cartão, pode solicitar abaixo.