Conselhos participam de viagem de formação na Europa

Conselhos participam de viagem de formação na Europa
Conselhos participam de viagem de formação na Europa

De 10 a 24 de junho, os Conselhos de Administração e Fiscal da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, juntamente com os Conselhos da Sicredi Conexão, realizaram uma viagem de formação e troca de experiências na Europa, nos países de Portugal e Espanha.

— A viagem, que faz parte da agenda do programa de formação dos Conselhos, gerou experiências enriquecedoras em organizações que são referências mundiais de ensino e atuação cooperativista. Durante a programação, foram abordados temas muito relevantes que diariamente precisam ser tratados dentro das nossas cooperativas, considerando assuntos focais para o desenvolvimento do trabalho dos Conselhos e a expertise de sistemas cooperativos que atuam na Europa—, conta o presidente da Sicredi Região da Produção, Saul Rovadoscki.

Os Conselhos tiveram a oportunidade de estar em sala de aula na Universidade Católica de Lisboa, onde aprofundaram os conhecimentos em liderança e negociação, que são pautas fundamentais para a atuação dos Conselheiros.

Na agenda, também visitaram a Corporação Mondragon, primeiro grupo industrial basco e o mais importante da Espanha na economia social, tratando de temas ligados à estrutura de atuação da corporação, oportunidades de crescimento do sistema cooperativo, pontos referenciais do seu planejamento estratégico, Governança Cooperativa e empreendedorismo e oportunidades de crescimento do sistema cooperativo, podendo ainda conhecer a estrutura da corporação e os pontos referenciais do seu planejamento estratégico. Na oportunidade, visitaram ainda a Universidade de Mondragon e a empresa Erreka, que são interligadas à corporação, para a troca de experiências e o aprofundamento de conhecimento sobre a forma de trabalho destas instituições.

Além disso, os Conselhos visitaram a Caixa Crédito Agrícola Mútuo, em Torres Vedras em Portugal, uma Cooperativa de Crédito de Portugal, sendo possível conhecer a estrutura organizacional da cooperativa. Durante essa visita, foi possível realizar um momento de intercooperação, apresentando a forma de atuação da Sicredi Região da Produção, sua estrutura organizacional e os indicadores atuais da cooperativa.

As experiências e os conhecimentos adquiridos na viagem serão aplicados pelos conselheiros, que através da formação, podem potencializar a contribuição dos Colegiados no direcionamento estratégico da nossa cooperativa.

Compartilhe