Como será a economia em 2024 para o agro?

Como será a economia em 2024 para o agro?
Como será a economia em 2024 para o agro?

Para a maioria das culturas do agronegócio, as projeções econômicas no Brasil para 2024 são positivas. É o que explica o analista econômico do Banco Cooperativo Sicredi, Filipe Kalikoski.

A expectativa é que os custos de produção baixem mais que o preço das commodities – mercadorias básicas que servem como matéria-prima, como milho e soja –, mas ainda assim a aposta é que o novo ano trará boas margens de lucro aos produtores.
— Vai ter um cultivo ou outro que não vai ficar tão bom… Mas de forma geral, caindo mais o custo, caindo mais o preço do adubo do que o do grão, ainda vai ter uma margem boa para os produtores, então, o agro deve ter um cenário positivo em 2024 —, resumiu o analista econômico.
É importante que os produtores acompanhem não somente as previsões climáticas para a sua região, mas também as tendências de preço para insumos, grãos e pecuária, por exemplo, e para isso, podem contar com o Sicredi.
— Quando o agro vai bem, a gente tem uma série de outros setores e serviços que também terão bons resultados por consequência, é como se fosse um efeito cascata. Por exemplo, numa grande safra, temos muitos grãos que precisam ser escoados, então é mais frete que vai ser contratado, mais veículos comprados… E assim a economia vai girando —, complementou Kalikoski.
Ficou curioso para saber mais? Assista à entrevista na íntegra:

Compartilhe